voltar para o blog

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Meditação Ativa e Exercício Intuitivo

Meditação é um assunto em alta no momento. Para algumas pessoas meditar é sinônimo de sentar-se, em silêncio e não pensar em nada. Bem… isso seria maravilhoso. E de fato é! Porém, o começo não precisa ser necessariamente assim.


Para quem tem dificuldade de silenciar o corpo e a mente, algo bem comum à nossa sociedade contemporânea ocidental, as técnicas de meditação ativa podem ser uma alternativa muito eficaz.

 

“Meditar é apenas a arte de estar perceptivo a tudo o que acontece dentro e ao nosso redor. À medida que praticamos a meditação, ela pode se tornar nossa companheira em qualquer lugar e situação: no trabalho, no transito, no banho, quando estamos nos divertindo, descansando ou chorando” assim disse Osho.

 

Para Osho, a meditação não é uma experiencia, é uma compreensão. Osho foi um mestre indiano que integrou conceitos da psicologia moderna às práticas meditativas milenares, revitalizando-as para atender a necessidade do mundo atual. Em meio a tanta ansiedade, estresse, intolerância e insatisfação, relaxar a mente e não pensar se tornou uma tarefa difícil. Por isso, a meditação ativa surge como um convite para relaxar e transformar a agitação mental em uma pausa prazerosa de silêncio e contemplação através do corpo.

 

Por meio do movimento corporal integramos a mente e acessamos o amor: a nossa essência. Uma qualidade que habita dentro de nós e nos permite viver com totalidade, contemplando a vida no momento presente com liberdade e espontaneidade.
Praticar meditação ativa é um convite para estar em contato com uma sabedoria interior que é capaz de relaxar, testemunhar e não julgar. Uma meditação bem encaminhada nos torna mais amorosos por dentro e ao nosso redor.

 

Permita-se praticar as diferentes técnicas de meditação ativa! É um caminho maravilhoso para você encontrar o seu exercício intuitivo, integrar o corpo e a mente, ter respeito e compaixão pelo seu corpo e exalar a sua essência!

 

Referência e sugestão de leitura:
OSHO Meditação – A primeira e última liberdade. Editora Sextante, 2007.

 

___________________________

 

Interessado em praticar meditação ativa?

 

Na Sala Exercício Intuitivo tem meditação ativa às quartas às 8h e as 19h; e quintas às 19h30 (Rua Oscar Freire, 2250 – Conj. T-12 – perto do metrô Sumaré).
É necessário inscrição prévia. Envie e-mail para contato@exercicioinutitivo.com
Também é possível vivenciar oportunidades no Lótus Terapias e Meditação e em sessões eventuais ao ar livre. Acompanhe os convites nas nossas redes sociais @exerciciointuitivo