voltar para o blog

sábado, 26 de novembro de 2016

Uma experiência integrativa

No dia 5 de novembro de 2016, tive a grata oportunidade de apresentar o estudo Exercício Intuitivo: uma abordagem integrativa desenvolvido na especialização em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos do departamento de neurologia da Universidade Federal de São Paulo. O arrazoado teórico teve a orientação da Profa. Esp. Cíntia Bloise Hochmüller (Ma Gyan Dayita), co-orientação da Profa. Dra. Sissy Fontes e aprovado pela banca formada pelos ilustres professores Marco Antonio Ferreira Alves e Dr. Acary Souza.
Para mim, essa especialização foi uma ressignifcação de muitas teorias e crenças nos campos pessoal e profissional. Reconstruí o meu jeito de ser, a lida comigo mesma, com meu marido, meu filho, meus pais, familiares, amigos pessoais, de trabalho, alunos, enfim, com todos. Ressignifiquei a minha compreensão sobre a arte e a minha espiritualidade. Aprendi a me valorizar, reconhecendo toda a minha história, resgatei a minha ancestralidade e honrei as minhas gerações anteriores. Eu me assumi como uma eterna aprendiz!

Comecei a sentir o meu corpo de um novo lugar e a validar as minhas intuições, que sempre existiram, mas que eu nem sempre acreditava. Foi um resgate das minha origens e apropriação do meu ser. Sinto-me muito feliz, honrada e grata por ter me permitido mergulhar nos Cuidados Integrativos.

Foi uma experiência única, especial e valiosa que me tornou uma pessoa renovada e integrada com a minha essência. Também reconheci o quão especial é cada minuto da vida, e tenho aproveitado ao máximo o meu tempo dando atenção com mais qualidade ao que sinto, escuto, observo e faço.

Significou também um lindo encontro com a minha essência na Meditação Ativa. Ingressei no curso com a intenção de descobrir qual seria o meu “dom” dentre a diversidade de teorias e técnicas nas quais eu teria contato. Assim recebi a meditação ativa como um presente… e foi no dia em que assisti apresentação da pesquisa da Dayita, que me dei conta desse reencontro. Foi e é tudo muito especial dentro desse campo.

E por fim, aprendi que somos merecedores de muita prosperidade. Acredito que esse foi o ensinamento mais difícil de me apropriar, pois era uma crença muito enraizada, que necessita inclusive de vigilância e cuidado para me manter perceptiva e próxima à fonte que jorra bem-estar pleno no nosso ser.

Gratidão e honra por todo o percurso trilhado nos Cuidados Integrativos. A saudade que sinto de toda essa vivência me permite revisitar e cuidar das minhas atitudes e comportamentos, relembrando tudo o que aprendi com alegria e suavidade.

E assim floresce o exercício intuitivo integrativo. Uma abordagem que nos convida a desfrutar do nosso corpo intuitivo praticando o exercício físico que permite você plenamente SER!